fbpx

Uma pele hidratada é uma pele viva: entenda mais sobre hidratação

Sem água não há vida e, na pele, não poderia ser diferente. A hidratação da pele é um dos fatores mais importantes que afetam as propriedades e funções biofísicas da pele humana. E um nível adequado de hidratação da pele é fundamental para mantê-la saudável e bonita.

Além disso, a hidratação da camada mais externa da pele tem um papel importantíssimo (estrato córneo) na função da pele, como a regulação da proliferação epidérmica, diferenciação e inflamação.

ESTRATO CÓRNEO

Fonte: AFH – Anatomia e Fisiologias Humanas

O estrato córneo faz parte da epiderme, sendo uma fina camada de pele que recobre a maior parte do nosso corpo.  Essa camada é uma estrutura metabolicamente ativa e exerce funções adaptativas, com grande interação com as camadas epidérmicas subjacentes.

O estrato córneo também possui o chamado NMF (fator de hidratação natural – Natural Moisturizing Factor), responsável pela hidratação, elasticidade e flexibilidade da pele, um composto produzido pelo próprio organismo para reter água na pele.

Por isso, para um bom funcionamento do mecanismo de hidratação, a camada córnea (estrato córneo) deve ser capaz de reter água, de modo que a sua taxa de evaporação sempre se mantenha num nível normal.

ALGUNS FATORES QUE LEVAM A PERDA DE HIDRATAÇÃO DA PELE

Hidratação da pele tem a ver com o TEWL.

Mas o que é isso?

TEWL (transepidermal water loss, em inglês) é a perda transepidérmica de água. quando a nossa pele começa a ter um aumento da perda transepidérmica de água (TEWL) leva a redução da função da barreira, levando o aparecimento das rachaduras e ressecamento da pele

  1. A quantidade de água existente na camada córnea (constante de difusão no estrato córneo).
  2. Fatores ambientais externos como o calor, frio, vento e umidade, mudança de temperatura e ar seco favorecem a evaporação da água à superfície da pele, diminuindo o grau de hidratação. Por exemplo: O sol provoca uma secura cutânea porque engrossa a cama córnea.
  3. Agentes químicos: Substâncias químicas como detergentes tensoativos e os solventes orgânicos eliminam os lipídios cutâneos e, em seguida, são arrastados os fatores hidrossolúveis, suprimindo toda a possibilidade de fixação ou retenção de água.
  4. Desidratação: Sem água não há vida e, na pele, não poderia ser diferente. A baixa ingestão hídrica compromete o aspecto de pele saudável, com contorno e volume bem definidos visto que a molécula produzida pelo nosso corpo, chamada ácido hialurônico, ajuda a reter a água na pele devido a suas características químicas, preservando a hidratação natural da pele.

PELE HIDRATADA X NÃO HIDRATA: COMO NOTAR A DIFERENÇA?

Você sabia que uma pele seca com baixo nível de hidratação, dependendo desse grau de “desidratação”, apresenta algumas características e propriedades?

São elas:

  • Se tornam enrugadas;
  • Escamosas ou ásperas;
  • Presença de rachaduras;
  • Vermelhidão ou coceira;
  • Menos flexibilidade em comparação com a pele normal.

Se sua pele apresentar pelo menos 3 características citadas acima, há um grande risco do envelhecimento da sua pele estar acelerado.

Estudos apontam que uma pele seca é suscetível ao envelhecimento ou dano da pele e a pele envelhecida não se recupera facilmente sem tratamento.

Por isso, são importantes algumas medidas para manter um nível adequado de hidratação da pele facial e assim prevenir problemas de pele ou envelhecimento.

Hoje, vamos te ajudar e dar várias dicas e insights de como cuidar da sua pele no dia-a-dia e prevenir o aceleramento do envelhecimento da sua pele.

COMO HIDRATAR A PELE DE MANEIRA CORRETA?

Diferente do que muita gente pensa, manter uma boa hidratação da pele não é sobre colocar água nela. É sobre evitar que ela perca água.

A hidratação da pele do nosso corpo todo incluindo a face precisa ser In&Out, ou seja, por dentro e por fora.

Essa hidratação da pele se dá por duas vias:

Interna: quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa a pele chegando à epiderme.

 #Dica

– Tomar bastante água (dois litros ou mais a cada dia), principalmente no período do calor e quando realizar atividades físicas intensas com grande transpiração.

– Na medida do possível, evitar o calor excessivo e a exposição excessiva ao sol sem proteção.

Externa:  quando aplicamos produtos farmacêuticos e cosméticos nas camadas mais externas da pele que contém substâncias hidrofílicas – cujas moléculas têm afinidade com a água que está em nosso corpo.

Para cada tipo de pele, existe uma hidratação adequada e o importante é escolher produtos que tenham nutrientes, ativos emolientes e umectantes que possuem a função de suavizar, amaciar a pele tornando-a mais flexível e ajudando a manter e a reter a umidade da pele. É como se eles formassem um filme ou película oclusiva que impede a evaporação de água, fazendo com que essa água se difunda pelas diversas camadas da própria pele e não se evapore.

Existem também procedimentos estéticos funcionais capazes de promover uma hidratação profunda da pele como o nosso Hidra Pro² Face.

Agende uma avaliação gratuita com a gente e descubra qual é sua estratégia de tratamento estético funcional mais indicada para você e para sua pele.

Referências Científicas

Departamento Técnico-Científico da OligoFlora

FLYNN, T. C.; PETROS, J.; CLARK, R. E.; VIEHMAN, G. E. Dry skin and moisturizers. Clin. Dermatol., v.19, n.4, p.387-392, 2001.

PRISTA, L. N.; ALVES, A. C.; MORGADO, R. M. R. Tecnologia Farmacêutica. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. p. 226-228, 350, 441. V. 1.

RAWLINGS, A. V.; MATTS, P. J. Stratum corneum moisturization at the molecular level: an update in relation to the dry skin cycle. The Journal of investigative dermatology, 124(6), 1099–1110, 2005.

SOUZA, V. M. Ativos dermatológicos. 2.ed. São Paulo: Tecnopress, 2004.

SPADA, F.; BARNES, T. M.; GREIVE, K. A. Skin hydration is significantly increased by a cream formulated to mimic the skin’s own natural moisturizing systems. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2018;11:491-497.

Post a Comment