fbpx

Unidade Piloto: Rua Sadaa K. Saad Aboujaoude, 130 – São José do Rio Preto / SP

(17) 3500-3510 | (17) 3222-5465

7 habitos que acelera o envelhecimento

7 Hábitos que aceleram o envelhecimento

Como vimos nesse vídeo aqui, existem dois tipos de envelhecimento. O primeiro é o envelhecimento natural que faz parte da vida, determinado geneticamente e conhecido como Envelhecimento Intrínseco. Em um corpo bem cuidado, os sinais desse tipo de envelhecimento só deveriam ser percebidos externamente a partir dos 60 anos.

O segundo tipo de envelhecimento é o principal responsável por pessoas que aparentam muito mais idade do que realmente têm: é o Envelhecimento Extrínseco. Também conhecido como Fotoenvelhecimento ou Envelhecimento Precoce, ele está relacionado com fatores externos ou extrínsecos ao organismo que aceleram o processo do envelhecimento natural.

E é aqui que entra nossa conversa de hoje. Os tais fatores extrínsecos são provenientes de maus hábitos que adquirimos ao longo da vida.

Conheça alguns deles abaixo.

radicao-solar

Os efeitos da luz solar sob uma pele sem proteção promovem alterações tanto em sua textura quanto em sua pigmentação, deixando-a mais áspera, com mais rugas e menor elasticidade.

alcool

O consumo excessivo de álcool e a prático do fumo elevam a formação excessiva de radicais livres, sendo esses responsáveis por causar lesões celulares e prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Minerais e vitaminas são classificados como nutrientes essenciais para a manutenção da normalidade metabólica e do funcionamento adequado das células. E, uma vez que não são produzidos por ele mesmo, deveriam ser repostos diariamente por meio de uma alimentação balanceada.

Se sua dieta é rica em alimentos industrializados, além de não oferecer os nutrientes necessários para o funcionamento em equilíbrio do seu corpo, você estará ingerindo substâncias tóxicas e nocivas que contribuirão para desestabilizar seu metabolismo e, como consequência, acelerarão o seu envelhecimento natural.

Não é novidade para ninguém que atividades físicas fazem bem para a saúde das pessoas. Mas o que poucos sabem é que a prática regular de atividades físicas contribui muito para o alongamento dos telômeros.

São os telômeros os guardiões do nosso código genético.  Presentes nas extremidades dos cromossomos, são complexos do DNA cuja principal função é protege-los de quaisquer danos, garantindo, assim, a integridade do material genético que eles comportam.

Por outro lado, telômeros mais curtos estão associados ao envelhecimento acelerado e propícios ao desenvolvimento de doenças crônicas como por exemplo as cardiovasculares e o câncer conforme mostram estudos.

Portanto, se o sedentarismo é faz parte da sua rotina, talvez esteja na hora de repensar esse hábito.

Sem água não há vida e, na pele, não poderia ser diferente.

A baixa ingestão hídrica compromete o aspecto de pele saudável, com contorno e volume bem definidos visto que a molécula produzida pelo nosso corpo, chamada ácido hialurônico, ajuda a reter a água na pele devido a suas características químicas, preservando a hidratação natural da pele.

É um dos causadores do envelhecimento precoce porque obriga o organismo a desprender mais energia e, consequentemente, promove sobrecargas e maior desgaste do corpo.

Insight: se o envelhecimento pode ser acelerado, ele também pode ser desacelerado!

A saúde vem por meio da informação, que traz o conhecimento necessário para fazer escolhas saudáveis.

Sendo assim, uma vez que você sabe que o envelhecimento extrínseco é causado por consequências de maus hábitos, você tem o poder de reverter esse quadro, mudando seu estilo de vida e tendo hábitos mais saudáveis.

Ou seja, o processo natural de envelhecimento pode SIM ser acelerado – e desacelerado – em função do estilo e da qualidade de vida que ESCOLHEMOS ter.

O poder está na sua escolha!

Encontre a unidade mais próxima de você e agende uma avaliação gratuita.